Para se montar uma cadeira de cabeleireiro, maquiagem ou barbearia, há um ponto em comum: a montagem do pistão hidráulico ao assento.
Alguns fabricantes de cadeira de cabelereiro de qualidade superior, ou fabricantes de cadeiras mais pesadas, como uma cadeira de barbeiro, podem enviar a cadeira totalmente montada, bastando apenas montar o parapé e encaixar o apoio de cabeça.
Porém, na maioria dos casos, para utilizar uma caixa menor e, por consequência, oferecer um frete mais barato ao consumidor, os fabricantes enviam a cadeira hidráulica em quatro partes:
- A parte de cima da cadeira (assento mais encosto)
- A parte de baixo da cadeira (flange, pistão hidráulico, pé)
- Descanso de pés (ou parapé)
- Apoio de cabeça (cabeçote)
O grande erro ao montar uma cadeira de cabeleireiro
Embora seja explicado nos manuais de montagem das cadeiras, vários clientes não se atentam a uma orientação importantíssima na montagem de cadeiras de cabeleireiro: o posicionamento da flange ao parafusar o pistão hidráulico ao fundo do assento.
O que é a flange?
A flange de um pistão hidráulico é uma chapa, na parte superior, que faz a ligação do hidráulico ao fundo do assento da cadeira.
Se você olhar uma flange de lado, notará que ela ela possui uma pequena angulação.

Este ângulo da flange há em qualquer cadeira hidráulica de cabeleireiro, maquiagem ou barbeiro, disponível no mercado. Você também perceberá que haverá uma marcação neste mesmo lado da flange. Poderá estar escrito “front”, “frente”, ter uma seta, um dente na aresta, uma marcação debaixo da flange, mas sempre haverá uma marcação indicativa.

Este lado mais alto precisa ser posicionado no mesmo lado aonde os pés são montados, senão a cadeira de cabeleireiro ficará torta, pensa para um dos lados ou inclinada para baixo. Se reclinável, terá problemas de funcionamento no mecanismo de reclinação.

Um vídeo especialmente feito para os clientes da Maxibel
Para uma melhor experiência para seus clientes, a Maxibel possui um vídeo explicando como se monta uma cadeira de cabeleireiro. Você poderá visualizá-lo abaixo. Ele servirá como referência para qualquer cadeira hidráulica disponível no mercado brasileiro.
Montando o descanso de pés da cadeira de cabeleireiro
A montagem do descanso de pés é bem mais simples, e poderá variar conforme o tipo de cadeira, se é um parapé em T, se é um parapé em U, se é um descanso de pernas retrátil, etc. A dica mais importante é, ao posicionar, antes de apertar os parafusos, verificar se o descanso de pés está alinhado com a cadeira, pois há uma margem de ajustes.
Como é possível verificar neste artigo, o ponto fundamental para se montar uma cadeira de cabeleireiro ou maquiagem é o correto posicionamento da flange ao assento da cadeira. Caso a montagem for feita da forma correta, as demais partes são montadas de uma forma simples e intuitiva, dispensando, inclusive, a contratação de um montador de móveis para tanto.
Está com dúvidas sobre como montar uma cadeira hidráulica?
Um dos diferenciais de se comprar cadeira de maquiagem, cabeleireiro ou barbearia aqui na Maxibel, é que você conta com um suporte diferenciado, que responde rápido às suas dúvidas. Nosso interesse pelo cliente não termina quando ele faz o pagamento!
Se você comprou uma cadeira aqui na Maxibel e você não conseguiu montá-la mesmo com as instruções deste artigo, do manual de instruções e do vídeo, basta enviar e-mail para nosso pós-venda. O endereço é atendimento@maxibel.com.br .
Cada e-mail enviado gera um ticket de atendimento, que só poderá ser fechado pelos nossos atendentes se sua questão estiver totalmente resolvida. Sabemos que muitas empresas demoram dias para responder a e-mails, mas no caso da Maxibel é diferente: na maioria dos casos respondemos em poucos minutos, as vezes mais rápido que atendimentos via chat ou WhatsApp disponíveis no mercado.